Esalq foi representada na China em evento da Liga das Universidades Tropicais
Entre 13 e 18 de abril de 2025, aconteceu na província de Hainan, China, o Tropical Youth Leadership Camp, evento organizado pela Liga de Universidades Tropicais (League of Tropical Universities – LTU), sob coordenação da Universidade de Hainan, da qual a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) é uma das instituições integrantes.
Na oportunidade, a Esalq foi representada pela presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação (CPqI), professora Aline Cesar, do departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos e pelo doutorando Marcelo Chan Fu Wei, do programa de Pós-graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas.
“Representamos a USP e a Esalq na reunião do Conselho Presidencial para a discussão das diretrizes futuras da LTU, incluindo a indicação e eleição da permanência da Hainan University na presidência, inclusão dos novos integrantes e novas parcerias no ensino, pesquisa e inovação”, relata a presidente da CPqI.
Para o doutorando Marcelo Wei, os dias na China lhe permitiram uma imersão de conhecimento e aprendizado da cultural local. “Essa experiência corrobora com o desenvolvimento pessoal alinhando os objetivos do conhecimento adquirido via pós-graduação com a necessidade de encontrar soluções que estejam alinhadas ao objetivo comum da humanidade (um futuro mais prospero e sustentável para todas as nações – países”, contou o pós-graduando.
A Liga das Universidades Tropicais foi criada em novembro de 2023, inicialmente com a participação da Chinese Academy of Tropical Agricultural Sciences (China), Hainan University (China), Institut Teknologi Bandung (Indonésia), Michael Okpara University of Agriculture (Umudike, Nigéria), Universidade de São Paulo (Brasil) e Universiti Teknologi Petronas (Malásia).
Texto: Caio Albuquerque (8/5/2025)
