Esalqshow começa nesta quarta-feira

Crédito: Denise Guimarães - (DvComun Esalq/USP)

De 5 a 8 de outubro, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) realiza a 4ª edição do Esalqshow. O evento reunirá academia, setor produtivo e o poder público e abre as portas da Universidade de São Paulo em Piracicaba com exposição de projetos, mostras de startups, palestras, encontros técnicos, além de atividades culturais e vivências ambientais. (Clique aqui e faça sua inscrição gratuita)

O tema desta edição é a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, mas a programação contempla outros temas ligados à agricultura, sustentabilidade, inovação e tecnologia. (Confira programação completa).

Cerimônia de abertura – A cerimônia de abertura da 4ª edição do Esalqshow está marcada para a noite desta quarta-feira, 5/10, as 18h30, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia. Apesar de presencial, contará com transmissão ao vivo pelo YouTube (Assista). A sessão integra ainda as comemorações da 65ª Semana Luiz de Queiroz, que marca o tradicional encontro de egressos da Esalq em celebração ao Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo, registrado em 12 de outubro.

Entre os atos da noite, ocorrerá a instalação do Gabinete da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, com a presença do Secretário de Estado Francisco Maturro. Na sequência, será realizada a cerimônia de graduação da IBMR AGRO, empresa residente da Esalqtec.

Egressos – Por se tratar também de uma semana de celebração dos egressos da Esalq, será realizado o lançamento da nova temporada da série de microdocumentários Egressos da Esalq, produção da Divisão de Comunicação da Esalq e TV USP Piracicaba. Cada episódio retrata um dos sete cursos de graduação oferecidos pela Esalq.

Esalqshow – Para marcar os atos da programação técnica da 4ª edição do Esalqshow, a segunda metade da cerimônia contará com a Conferência de Abertura, com o tema “O Agro Brasileiro, ESG e a inserção internacional”, tema apresentado por Marcello Brito, coordenador da Academia Global do Agronegócio da Fundação Dom Cabral. Em seguida, o público poderá assistir o Painel 1 do Esalqshow, com o tema Políticas Públicas no Setor Sucroenergético, sob coordenação do professor Ricardo Ribeiro Rodrigues, do departamento de Ciências Biológicas da Esalq. (Assista)

Marque na agenda | Esalqshow – 4ª edição

– Dia 5: Abertura às 18h (ASSISTA AO VIVO)

– Dias 6 e 7 de outubro, das 9h às 17h

– Dia 8, das 8h às 12h: Visitação somente das atividades do espaço Comunidade Esalq

As inscrições e todas as atividades são gratuitas e a programação contemplará sessões orais e mostras expositivas simultâneas em 5 áreas do campus:

Período: ​5, 6, 7 e 8 de outubro de 2022

​Local: Campus USP “Luiz de Queiroz”, em Piracicaba, SP (Av. Pádua Dias, n. 11)

Horário: entre 9h e 17h (Abertura: dia 5, às 18h, no Auditório do Pavilhão de Engenharia)

​ÁREA A - Pavilhão de Engenharia: 7 Painéis temáticos/debates, Conferência de abertura e o Encontro técnico IAC e Esalq/USP

ÁREA B - Pavilhão de Agricultura: DNA Esalq, exposição de projetos inovadores e Fórum Inovação (dias 6 e 7, das 9h às 17h)

ÁREA C - Pavilhão de Química: Encontro de Talentos, interação entre empresas patrocinadoras e estudantes de graduação (dia 6, das 14h às 19h), além da Sala de Imprensa e Estúdio, e Sala de Apoio aos Expositores e Patrocinadores (dias 6 e 7, das 9h às 17h)

ÁREA D - anexa ao Gramado Central: Comunidade Esalq, Apresentação de projetos da Esalq/USP, 10 módulos da Casa do Produtor Rural, tendas da Sema e do IAC/Apta/SAA, CALQ e projeto Arboreto Luiz de Queiroz, visitas guiadas em projetos ambientais, apresentações culturais, Carreta USP Educação e Cultura e Food Trucks (dias 6 e 7, das 9h às 17h). No sábado, dia 8, entre 8h e 12h, os projetos da Esalq/USP continuarão expostos para atendimento da sociedade.

ÁREA E - Gramado central: Conexão Agro, exposição das empresas patrocinadoras (dias 6 e 7, das 9h às 17h)

Programação completa: https://www.esalqshow.org.br/

Inscrições gratuitas abertas: https://doity.com.br/esalqshow-2022

Esalqshow – 4ª edição - Organização e Curadoria da Esalq/USP com a Parceira Institucional da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) | Patrocinadores: BOCOM BBM (Master), Pecege (Master) John Deere (Ouro), ICL (Ouro) Coplacana (Prata), Dedini (Prata), Fealq (Prata), CTC (Bronze), Fermentec (Bronze), Koppert (Bronze), Ourofino (Bronze). Apoio Institucional: Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Prefeitura Municipal de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) e do Hub Piracicaba, Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla), Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo), Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), Associação dos Ex-Alunos da Esalq (Adealq), Associação dos Engenheiros Agrônomos de São Paulo (AEASP), DATAGRO, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Skylar Legendas Inteligentes, Parque Tecnológico de Piracicaba e Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar (GIFC), União Nacional da Bioenergia (Udop), Instituto Agronômico, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Todos a Uma só Voz, União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica). Mídias Parceiras: Educativa FM, Gazeta de Piracicaba, Cana Online, Agro Papo, Mundo Coop, Porteira Web, Portal Gestagro 360 e Divisão de Comunicação da Esalq/TV USP Piracicaba.

Texto: Caio Albuquerque (4/10/2022)