Salão Internacional de Fotografia

Local:

Museu "Luiz de Queiroz" da ESALQ/USP

Objetivo:

Na sua 1° edição o evento contou com o apoio da AUTVIS (  Associação Brasileira dos Direitos de Autores Visuais ), da rede de Bibliotecas Públicas da cidade de São Paulo, sendo realizado no mês de Dezembro de 2015 na Biblioteca Pref. Prestes Maia, e agora com apoio do Serviço de Cultura e Extensão Universitária/Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz” , terá sua segunda mostra sendo realizada no campus da Esalq / Universidade de São Paulo em Piracicaba, somente com os artistas premiados e também artistas convidados de Piracicaba, realização que acontecerá em Março.
A Biblioteca Pref. Prestes Maia, que é também referência em São Paulo por seu acervo de arquitetura, sediou a 1° mostra, e agora teremos a segunda etapa, possibilitando que o público de Piracicaba e região tenha a oportunidade de ver as obras selecionadas em um excelente e tradicional espaço expositivo.
Quando se pensa em mostra de arte, a ideia que vem a mente é a de um evento contemplativo. A presente proposta vai além. Ao colocar lado a lado, significativos representantes da arte fotográfica do Brasil e do exterior,  permite estabelecer pontes de intercâmbio difíceis de ocorrer em outros contextos, trazendo conhecimento para uma vasta camada da população através da visualização das obras temáticas, além de democratizar o acesso à cultura em espaços importantes e de grande tradição. A intenção destas mostras é proporcionar ao público novas plataformas de criação e informação, despertando e ampliando ainda mais nosso compreensão sobre temas relevantes.  As fronteiras  das artes plásticas caíram e se tornaram atualmente uma importante linguagem que facilita a compreensão, por interagir com temas importantes para o conhecimento da população.  As mostras são temáticas, temas natureza e urbano. A Arte brasileira intensificou sobre maneira sua rede de relações, gerando uma série de intercâmbios entre público, artistas e centros culturais ligados a população. As exposições terão um período determinado, sendo em seguida transferidas para outras  regiões do estado e do País.

Público:

Comunidade interna e externa ao Campus

Responsável:

Edno Aparecido Dario, Maria de Fátima Durrer - Serviço de Cultura e Extensão Universitária, Museu "Luiz de Queiroz"

Informações:

Edno Ap. Dario