
Aprimorar a qualidade das aulas e implementar projetos socioambientais nas escolas da rede pública de Piracicaba e região, são os objetivos de dois projetos desenvolvidos na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), em parceria com o USP Recicla, Prefeitura do Campus Luiz de Queiroz, Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba (SME) e o Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental de Piracicaba (GEMEA).
O projeto ‘Contribuições para formação socioambiental de professores da rede pública de Piracicaba e Região’ tem se desenvolvido a partir da parceria entre a Esalq e as instituições de ensino de Piracicaba há mais de cinco anos, contribuindo para estreitar relações com a Secretaria Municipal de Educação, principalmente com ações de formação docente, bem como para o contato de graduandos com instituições de ensino e com as questões socioambientais nas escolas e entorno.
‘Vivências em Educação Ambiental e Resíduos Sólidos’ é o outro projeto criado em 2001, que promove iniciativas multidisciplinares de educação ambiental, a fim de contribuir para a formação socioambiental de professores e estudantes do ensino fundamental I (a partir do 3º ao 5º ano). Este já atuou em diversos formatos como formação de professores, atendimento nas escolas, curso on-line EARSEC - Educação Ambiental Escolas e comunidade.
Além dessas ações, outras envolvem oficinas com estudantes do ensino fundamental, que participam de vivências educativas em diversos espaços da Esalq como laboratórios, aulas de campo, práticas de Educação Ambiental. Vale destacar que essas ações também integram o PMEA - Política Municipal de Educação Ambiental de Piracicaba.
Espera-se que em 2025, sejam atendidos 1.250 estudantes pelos projetos que envolvem encontros presenciais nas unidades escolares e na Esalq, a fim de contribuir para a autonomia de professores em relação ao trabalho educativo com as questões ambientais locais, para que possam potencializar transformações junto à comunidade escolar, aprimorando a qualidade das aulas e implementando projetos socioambientais nas escolas.
De acordo com Keyla Benoti, da SME, a parceria tem fortalecido ações de Educação Ambiental desenvolvidas nas escolas e enriquecido práticas pedagógicas, incentivando a pesquisa, a experimentação e a ampliação das experiências e dos saberes dos alunos. “Os programas tem oferecido importantes subsídios para a prática docente, favorecendo abordagens educativas mais contextualizadas e conectadas com os desafios socioambientais contemporâneos. Acreditamos que iniciativas como essas fortalecem o compromisso com uma educação pública de qualidade, voltada à formação integral dos estudantes e à construção de uma sociedade mais consciente e sustentável."
Os projetos envolvem estudantes de graduação, como bolsistas, que participam diretamente do planejamento e condução das atividades formativas para professores de educação básica, o que é viabilizado pelas bolsas concedidas através dos projetos PUB – Programa Unificado de Bolsas da USP e PROIAD - Programa de Iniciação e Aperfeiçoamento na Docência.
Dessa forma, estudantes de graduação têm a oportunidade de desenvolverem a capacidade de autonomia e diálogo com diferentes grupos, como também analisar os materiais formativos utilizados, e contribuirem para a indicação de parâmetros qualitativos e quantitativos para estes voltados às temáticas: consumo, redução, reutilização, reciclagem e disposição dos resíduos sólidos.
“Ao envolver-se com as atividades dos projetos, o estudante bolsista atua em processos de formação continuada de professores e pode aprender com a própria prática, desenvolver habilidades comunicacionais e colocar em prática conhecimentos aprendidos nas aulas da graduação”, finaliza a Profa. Tatiâny Kárita Bonzanini, coordenadora dos cursos de Licenciatura da Esalq.
Texto: Alicia Nascimento Aguiar (MTb 32531) - 21.10.2025