USP vai sediar instituto de pesquisa para propor ações de combate à fome

Crédito: Denise Guimarães - (DvComun Esalq/USP)

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP foi escolhida para coordenar o novo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Combate à Fome. O instituto é um dos 58 INCTs criados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para trabalhar em pesquisas de excelência em áreas estratégicas ou na fronteira do conhecimento, visando a solução dos grandes desafios nacionais. Serão investidos cerca de R$ 324 milhões nos institutos que incluem temas como segurança alimentar, agricultura de baixo carbono, saúde única (one health), desigualdades e violência de gênero, inteligência artificial, nanofármacos, entre outras.

As informações acima constam em reportagem publicada no Jornal da USP no último dia 6 de janeiro. O texto reforça ainda que, pela USP, participam, além da FSP, pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Faculdade de Medicina (FM), Escola Politécnica (Poli), Instituto de Estudos Avançados (IEA), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Escola de Comunicações e Artes (ECA), Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) e Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Também participam Universidades estrangeiras, como a University of Saint Joseph (USJ), de Macao na China, a University of Toronto, do Canadá, Newcastle University, da Inglaterra, Universidade de Lisboa e Universidade do Porto, ambas de Portugal.

A Esalq estará representada com a atuação de três docentes. Silvia Helena Galvão de Miranda, Maria Elisa de Paula Eduardo Garavello e Carlos Eduardo de Freitas Vian, ambos do departamento de Economia, Administração e Sociologia, integram o GT Políticas Públicas de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome.

Os trabalhos do grupo têm sido publicados em uma série de artigos no Jornal da USP, clique nos links e confira:

Confira a íntegra da reportagem do Jornal da USP: http://e.usp.br/n27

Texto adaptado do jornal da USP | 9/1/2023