USP investirá mais de R$ 41 milhões em bolsas para alunos de graduação

O Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Apoio à Formação de Estudantes de Graduação (PUB) passou a ser uma ação integrada entre Pró-reitorias (foto: Gerhard Waller)

O Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Apoio à Formação de Estudantes de Graduação (PUB) oferecerá quase 5 mil bolsas para estudantes de graduação desenvolverem projetos de ensino, pesquisa, cultura e extensão. O programa passou por uma reformulação e agora tem como principal objetivo promover o engajamento dos estudantes nas atividades-fim da Universidade e contribuir para a formação cidadã e acadêmica dos futuros profissionais.

O valor mensal da bolsa foi ajustado para R$ 700, com duração de 12 meses, a partir do dia 1º de setembro. As bolsas serão financiadas com recursos orçamentários da própria Universidade, que investirá R$ 41,4 milhões no programa.

Uma das principais mudanças é que, a partir de agora, a bolsa é oferecida a todos os alunos de graduação, não apenas aos inscritos no programa de permanência estudantil.

“As bolsas PUB tinham um importante papel de auxiliar na permanência estudantil, mas com a criação da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento e a concentração dos esforços voltados à permanência e ampliação dos auxílios concedidos aos estudantes com maior vulnerabilidade financeira, foi possível reformular o foco do PUB, que agora se destina à formação acadêmica, cidadã e profissional de todos os nossos estudantes”, explicou o pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira.

Outra mudança é que o programa passou a ser uma ação integrada das Pró-Reitorias de Graduação (PRG), Pesquisa e Inovação (PRPI) e Cultura e Extensão Universitária (PRCEU). A distribuição das bolsas para cada vertente dependerá da demanda e da avaliação das comissões estatutárias.

Segundo Neira, “até o ano passado, a gestão administrativa estava concentrada na PRG. Agora, cada Pró-Reitoria será responsável por gerir os projetos e as bolsas. Também aprimoramos o processo de avaliação das propostas, que agora será feito nas próprias unidades, que são mais indicadas para analisar a relevância e exequibilidade das propostas”.

Inscrição dos projetos

Os docentes interessados em atuar como orientadores dos bolsistas têm até o dia 12 de junho para inscrever seus projetos no Sistema Juno. As propostas devem se enquadrar em uma das três vertentes – ensino de graduação; cultura e extensão; e pesquisa e inovação – e apresentar a motivação, os objetivos e as atividades que contribuirão para a formação acadêmica dos estudantes, bem como indicar o número de bolsistas solicitados.

Cada docente pode submeter até três projetos, nas vertentes Graduação, Pesquisa e Inovação, e Cultura e Extensão Universitária. Podem submeter projetos os professores na ativa e os professores seniores.

As comissões estatutárias das unidades constituirão comitês de avaliadores locais para analisar os projetos, selecionar e encaminhar a recomendação e a solicitação das bolsas para as Pró-Reitorias competentes.

As Pró-Reitorias avaliarão e homologarão os projetos recomendados, adequando, se necessário, a quantidade de bolsas solicitadas com base nos pareceres dos comitês avaliadores e dos recursos disponíveis.

Inscrições dos estudantes

Já os estudantes poderão se inscrever pelo sistema JúpiterWeb, no período de 1º a 15 de agosto. É possível fazer a inscrição em até três projetos que estarão disponíveis na plataforma.

O bolsista deverá dedicar 10 horas semanais às atividades do projeto, completando um total de 40 horas mensais.

É importante lembrar que os estudantes não podem acumular o recebimento de bolsas, exceto os auxílios permanência estudantil oferecidos pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento.

edital completo do Programa Unificado de Bolsas está disponível na página da Pró-Reitoria de Graduação. As dúvidas poderão ser encaminhadas diretamente às Pró-Reitorias responsáveis pelas vertentes de Ensino (pubensino@usp.br), de Pesquisa e Inovação (pubpesquisa@usp.br) e de Cultura e Extensão (pubceu@usp.br).

Confira o cronograma completo no Jornal da USP

Texto: Erika Yamamoto