USP está entre as 50 melhores do mundo em quatro áreas de concentração

crédito: Marcos Santos

Por , para o Jornal da USP

A consultoria chinesa Shanghai Ranking divulgou no dia 29 de junho o Global Ranking of Academic Subjects, que classificou mais de 4 mil universidades em 54 áreas de concentração em Ciências Naturais, Engenharia, Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais.

A USP figura entre as 50 melhores instituições do mundo em quatro áreas de concentração: Engenharia de Alimentos (10º lugar), Odontologia (10º), Ciências Agrícolas (23º) e Veterinária (30º).

Em duas áreas de concentração, a Universidade está no grupo que ocupa as posições entre o 51º e o 75º lugar: Biotecnologia e Matemática. E em Ciências Atmosféricas e Ecologia, está no grupo 76-100.

As melhores posições são ocupadas por universidades dos Estados Unidos – as norte-americanas estão na primeira posição em 31 das 54 áreas –, seguidas por universidades chinesas e europeias. A Universidade de Harvard foi a instituição que mais se destacou, ocupando 14 vezes a primeira posição.

O ranking analisa os dados bibliométricos das bases Web of Science e InCites, levando em consideração cinco indicadores: número de artigos publicados; impacto dos artigos indexados no Science Citation Index; extensão da colaboração internacional; número de artigos publicados em revistas de impacto; e número de docentes premiados internacionalmente. A classificação por área de concentração é divulgada desde 2009.

O Global Ranking of Academic Subjects é uma vertente do Academic Ranking of World Universities (ARWU), publicado desde 2003 pela Shanghai Jiao Tong University e considerado um dos precursores dos rankings de universidades.

Edição 331