QS Ranking classifica a USP entre as 50 melhores do mundo em 6 áreas

(crédito: Gerhard Waller)

O QS World University Ranking by Subject divulgado ontem, 21/03, classificou a USP entre as duzentas melhores universidades do mundo em 38 das 42 áreas de concentração avaliadas. O destaque foi a área de Odontologia, na qual a Universidade alcançou o 9º lugar, sua melhor colocação.

A Universidade também ficou entre as 50 melhores do mundo nas áreas de Agricultura e Silvicultura (26ª)  , Antropologia (34ª), Engenharia de Minérios e Minas (36ª) e Ciência Veterinária (38ª). Sendo que as áreas de Antropologia e Engenharia de Minérios e Minas participam do ranking pela primeira vez.

Em 25 áreas, a USP ficou entre a 51ª e a 100ª posição; em sete áreas, entre as 150 melhores; e, em uma área, entre as 250 melhores. A Universidade de Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) continuam ocupando as primeiras posições, liderando em 12 áreas de concentração, cada uma.

O diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio, destacou a validade do ranking e apontou a contribuição da comunidade interna na obtenção dessa posição. “A QS é uma instituição de muito prestígio, e suas avaliações são muito consideradas. Para nossa satisfação, a área de Agricultura e Silvicultura manteve-se em posição destacada e nessa oportunidade quero me congratular com toda a comunidade interna da ESALQ que trabalhou para que estivéssemos sendo bem avaliados. E sobretudo olhamos para frente, para possamos ocupar posições ainda mais destacadas, otimizando  nossas operações. Essa posição deve ser compartilhada como mérito de todos”.

Publicado desde 2011 pela Quacquarelli Symonds, organização britânica de pesquisa em educação especializada em instituições de ensino superior, o ranking avaliou 4.226 universidades do mundo inteiro, em 42 áreas de concentração, seis áreas a mais do que na edição de ano passado.

As listas foram divididas em cinco grandes áreas: Artes e Humanidades, Engenharia e Tecnologia, Ciências da Vida e Medicina, Ciências Naturais e Ciências Sociais e Administração. Clique aqui e confira as classificações obtidas pela Universidade nas 39 áreas de concentração.

5ª melhor do mundo - Em outubro de 2015, a publicação de dois rankings internacionais destacou a posição de liderança mundial da ESALQ na área de Ciências Agrárias. A U.S. News and World Report classificou a Universidade de São Paulo em 5º lugar no mundo em Ciências Agrárias, em uma avaliação que apontou as 97 principais instituições de ensino superior em Ciências Agrárias. De acordo com o ranking, as atividades consideradas nesta área incluem horticultura, ciências dos alimentos e nutrição, produtos lácteos e agronomia. (Confira o ranking da US News).

A outra listagem foi o National Taiwan University Ranking, publicado desde 2007 e que tem sua metodologia de avaliação focada na performance de publicações científicas. As instituições são classificadas a partir avaliação de dados extraídos do Science Citation Index (SCI) e Social Sciences Citation Index (SSCI). Em Ciências Agrárias, a USP subiu uma posição em relação a 2014 e hoje encontra-se na 6ª colocação no geral e 3ª entre as instituições do continente americano (Norte e América Latina). (confira o NTU Ranking)

Texto: Caio Albuquerque, com informações da Assessoria da Reitoria da USP (22/03/2016)

Palavra chave:
QS ranking Quacquarelli Symonds