Projeto trabalha apreciação musical na Esalq

Apreciação Musical na Esalq é o título do projeto inserido Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Apoio à Permanência e Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP), que tem a maestrina Cintia Pinotti como coordenadora.

Em meio à pandemia, os estudantes bolsistas do projeto trabalham com a proposta de produzirem podcasts e textos que fossem breves na extensão, de fácil entendimento e pudesse agradar um público de faixas etárias variadas.

“Aproveitamos talentos já desenvolvidos por alunos para trabalhar a apreciação da música na comunidade acadêmica”, frisa Cíntia Pinotti.

Renato Losa, estudante de Ciências Econômicas, produziu até agora 3 episódios de podcasts (1. História da Música  - Introdução; 2.Renascimento Cultural e 3. Fim do Renascimento e transição para o Barroco). “Esse formato tem sido muito disseminado e trabalhamos com a história da música desde a Idade média até os dias de hoje, destacando compositores e a evolução do processo musical”.

Lucas Henrique Amaro da Silva cursa Engenharia Agronômica e sob sua responsabilidade no projeto PUB está a redação de resenhas que trabalham também a história da música. “Durante esse período, o consumo de conteúdo digital teve uma expansão jamais vista; especificamente sobre a música, o tempo de consumo de conteúdo musical se ampliou e aplicativos de música ganharam muitos usuários novos. Até o momento foram produzidas resenhas sobre Mozart e Música Caipira.

Os conteúdos foram encaminhados, à princípio, por aplicativo de mensagens dos grupos musicais da Esalq e, na sequência, foram publicados na plataforma Anchor, que distribui podcasts para os principais agregadores.

Texto: Caio Albuquerque (27/10/2021)