Pesquisadores foram premiados no Congresso Brasileiro de Genética

Leonardo, Gustavo e Gladys, no campus Luiz de Queiroz (crédito: Gerhard Waller)

Entre os dias 12 e 15 de setembro de 2022, ocorreu em Natal, RN, o Genética 22 - 67th Brazilian Congress of Genetics. Realizado pela Sociedade Brasileira de Genética (SBG), o Congresso é o maior evento brasileiro da área com reconhecimento dentro e fora do país.

Com o tema Matéria Escura Biológica ("Biological Dark Matter"), a 67ª edição reuniu um grande número de participantes, incluindo organizadores, palestrantes nacionais e internacionais, expositores, estudantes e pesquisadores de várias instituições do país.

Premiados - Além da programação técnica, o Congresso reconheceu o mérito dos pesquisadores, conferindo prêmios aos participantes. Na ocasião, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), unidades da USP em Piracicaba, foram representadas pelos seguintes laureados.

Leandro Fonseca de Souza, pós-doutorando do Laboratório de Genética de Microrganismos "Prof. João Lúcio de Azevedo", ganhou Menção Honrosa no PRÊMIO JOVEM GENETICISTA 2022 - FRANCISCO MAURO SALZANO. Leandro tem como supervisores os professores João Lúcio de Azevedo e Maria Carolina Quecine, ambos do departamento de Genética da Esalq e a Menção Honrosa considerou a tese de doutorado desenvolvida no CENA-USP, sob orientação da professora Tsai Siu Mui, com título “Desmatamento e pastagens na amazônia: impactos do manejo de acidez e da rizosfera de Urochloa brizantha sobre a ciclagem de metano no solo e microbiota associada”.

Gustavo Schiavone Crestana, doutorando no Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da Esalq, foi o vencedor do PRÊMIO DARCY FONTOURA DE ALMEIDA na área de Bioinformática Aplicada às Ômicas. Gustavo é orientado pela professora Claudia Barros Monteiro-Vitorello, do departamento de Genética e desenvolve uma pesquisa com o objetivo de integrar dados de sequenciamento (RNAseq) com redes biológicas visando identificar genes de resistência (RGAs) de genótipos de cana-energia contra o fungo Sporisorium scitamineum, causador da doença carvão da cana-de-açúcar. O trabalho conseguiu identificar módulos de genes enriquecidos positivamente em genótipos resistentes, em detrimento aos genótipos suscetíveis.

Leonardo Zimmermann Rodrigues, mestrando do Programa de Pós-graduação em Biologia na Agricultura e no Ambiente do Cena/USP, tem como orientador o professor Antonio Vargas de Oliveira Figueira e foi o vencedor do PRÊMIO ALCIDES CARVALHO na área de Genética Vegetal. Seu trabalho explora a técnica de silenciamento gênico por RNA de interferência (RNAi) para desenvolvimento de biopesticidas para controle da traça-do-tomateiro (Tuta absoluta), inseto-praga que ameaça a produção mundial de tomate.

Também do Programa de Pós-graduação em Biologia na Agricultura e no Ambiente do Cena/USP, a doutoranda Gladys Angélica Apaza Castillo recebeu a Menção honrosa no PRÊMIO DARCY FONTOURA DE ALMEIDA na área de Bioinformática aplicada às Ômicas e o prêmio Painel Pós- graduação na área Bioinformática aplicada às Ômicas. Gladys é orientada da professora Maria Carolina Quecine e sua pesquisa selecionou Bacillus elites com capacidade de solubilização/mineralização de fósforo (P) que possibilitam reverter a alta fixação de P no solo. Utilizou ainda a abordagem de mineração de genomas buscando elucidar as vias envolvidas neste mecanismo, assim como ampliar o conhecimento sobre o potencial na promoção do crescimento e defesa das plantas.

Informações sobre os Prêmios: https://www.sbg.org.br/eventos/premios

Prêmio Jovem Geneticista: https://www.sbg.org.br/eventos/premio

Texto: Caio Albuquerque (19/9/2022)

Leandro Fonseca de Souza (Acervo pessoal)