Nova disciplina da ESALQ encerra programação

Em 4 de julho, foi introduzida na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) a disciplina ‘Gestão de Agronegócios e Bioenergia’, oferecida aos alunos apenas durante o período de férias escolares. A atividade, interdepartamental, lecionada por professores de vários departamentos e que possibilitou aos estudantes experiências além das salas de aula, foi finalizada no dia 21 de julho, momento em que um acordo de cooperação foi assinado entre a ESALQ e três empresas que receberam os acadêmicos da ESALQ durante a programação da disciplina. Entre elas: Alta Mogiana S.A., Usina Granelli e Predilecta.

Na ocasião, também foi destacada a participação dos estudantes no Global Agribusiness Forum 2016 (GAF), evento que busca desenvolver a agricultura e pecuária no mundo. “Queremos cada vez mais criar atividades para que nossos alunos possam adquirir novos conhecimentos, competência técnica e habilidade de cidadania”, ressaltou o diretor da ESALQ, Luiz Gustavo Nussio.

O acordo de cooperação foi uma ação para ressaltar a importância da ligação entre a Universidade e as empresas que abriram suas portas aos estudantes para que pudessem conhecer diferentes setores do agronegócio. “Decidimos mudar as salas de aulas para a iniciativa privada, buscando ampliar a visão dos alunos, que futuramente estarão atuando em diversas áreas do mercado”, disse o professor João Gomes Martines Filho, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ.

Ainda na ocasião, os esalqueanos exibiram pôsteres sobre estudos de casos das empresas visitadas e análises técnicas e econômicas desenvolvidas pelos próprios alunos, com orientação de seus professores, sobre as diferentes situações com as quais se depararam durante as visitas. “Essas análises são um suporte que oferecemos às empresas, mostrando a situação vivenciada por elas e alguns possíveis cenários que podem otimizar o trabalho e contribuir com os planejamentos”, disse Antonio Sampaio Baptista, professor do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição.

Texto: Ana Carolina Brunelli - estagiária de jornalismo
revisão: Caio Albuquerque
(22/07/2016)

Pôsteres foram exibidos no hall do Pavilhão de Engenharia (Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/DvComun)