Marcos Jank encerra gestão na Cátedra Luiz de Queiroz com lançamento de livro

No próximo dia 3 de junho, data em que a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) celebrará119 anos de fundação, será lançado o livro China-Brazil Partnership on Agriculture and Food Security. A live do lançamento ocorrerá as 10h e terá transmissão pelos perfis @esalqmidias no Facebook, Youtube e Linkedin. Este ato de apresentação da obra na programação contará com falas de editores e autores (painelistas abaixo), além de debate sobre o tema.  (ouça podcast Estação Esalq gravado com Marcos Jank)

A publicação é fruto da gestão de Marcos Jank como titular da cátedra Luiz de Queiroz no ciclo 2019-20. Além do próprio Jank, a publicação tem como editores Pei Guo, diretor do Institute for Agricultural e-Commerce Studies, do College Of Economics and Management,  da China Agricultural University (CAU) e Silvia Helena Galvão de Miranda, professora do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq/USP e vice-coordenadora do Cepea.

Redigido em inglês, o livro tem 12 capítulos, 428 páginas e traz um panorama completo sobre as relações Brasil-China no agronegócio, cobrindo a história recente do setor agroalimentar nos dois países, as experiências de maior sucesso e análises detalhadas sobre temas-chave da relação bilateral no agro como comércio, infraestrutura, investimentos, inovação, bioenergia, sustentabilidade e outros.

Ao longo da obra, pesquisadores brasileiros e chineses detalham o processo que aproximou economicamente Brasil e China ao longo das últimas décadas. Segundo Jank, os laços comerciais entre as duas nações cresceram de forma notável. “Essa aproximação consolidou uma relação de profunda interconexão econômica entre esses dois países. Enquanto as exportações chinesas de manufaturados tornaram-se cada vez mais comuns no mercado brasileiro, o Brasil se estabeleceu como um fornecedor-chave de commodities primárias para alimentar o crescimento chinês. O agronegócio brasileiro tornou-se um importante componente desse comércio, responsável por um aumento explosivo nas vendas para essa economia asiática em rápido crescimento, que se tornou a maior destino das agroexportações brasileiras”, explica.

A apresentação da obra é feita pelos Reitores e Diretores das instituições parceiras (Universidade de São Paulo, China Agricultural University, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e College of Economics and Management), tem prefácios de Roberto Rodrigues (Professor do Centro de Agronegócios da Fundação Getulio Vargas, Primeiro titular da cadeira Luiz de Queiroz, Ex-Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil) e Shenggen Fan (Chair Professor, China Agricultural University (CAU) Former Director General, International Food Policy Research Institute -IFPRI), apresentação de autores, sumário dos editores e posfácio de Marcos Jank. (ouça podcast Estação Esalq gravado com Marcos Jank)

Lançamento do livro China-Brazil Partnership on Agriculture and Food Security
Data:
3 de junho de 2020
Horário: 10 h
Transmissão ao vivo: Perfis @esalqmidias no Facebook, Linkedin e YouTube
Inscrições: bit.ly/Parceria-BrasilChina-Agro

Dados da Obra

Editora: Esalq/USP
Organizadores: Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo e China Agricultural University (CAU)
Editores: Marcos Sawaya Jank, Pei Guo e Sílvia Helena Galvão de Miranda
Número de páginas: 428
Idioma: inglês
Ano: 2020

Disponível para download gratuito a partir das 10h do dia 3 de junho no site: www.esalq.usp.br/biblioteca/portais-de-pesquisa/livros-abertos-da-esalq

Live de lançamento do livro

> 3 de junho de 2020, as 10h, nos perfis @esalqmidias no Facebook YouTube e LinkedIn
(Programação)

- Vahan Agopyan (reitor da USP)
- Durval Dourado Neto (diretor da Esalq/USP)

Apresentação dos Editores
- Marcos Sawaya Jank
- Pei Guo
- Sílvia Helena Galvão de Miranda

Painelistas

- José Vicente Caixeta Filho (professor da Esalq/USP, coordenador do Esalq-LOG)
- André Souto Maior Pessôa (presidente da Agroconsult)
- Rodrigo Lima (diretor geral da Agroicone)

Debatedores

- Roberto Rodrigues (coordenador do Centro Agroengócios da FGV)
- Alysson Paolinelli (presidente do Conselho Consultivo do Fórum do Futuro)
- Larissa Wachhols (chefe do núcleo China no Mapa)

ìndice da obra

China-Brazil Partnership on Agriculture and Food Security

Editores

Marcos Sawaya Jank
Titular da Cátedra Luiz de Queiroz de Sistemas Agropecuários Integrados da Esalq/USP (ciclo 2019/2020) e professor sênior do Insper e coordenador do Insper Agro Global

Pei Guo
Diretor do Institute for Agricultural e-Commerce Studies,  do College of Economics and Management, China Agricultural University (CAU).

Sílvia Helena Galvão de Miranda
Professora Associada do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq/USP e vice-coordenadora do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

Conteúdo

Foreword . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8
University of Sao Paulo (USP) and China Agricultural University (CAU)
About the Editors and Authors. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .12