Grupos musicais da Esalq se reúnem em celebração musical

Crédito: Gerhard Waller

Os grupos musicais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), prepararam uma programação especial para a “Semana de Eventos Artísticos” que será realizada de 30 de maio a 02 de junho.

Há 25 anos diante deste universo musical, a regente e diretora artística Cintia Pinotti preparou o acontecimento com apresentações, retrospectivas e lançamento de um símbolo gráfico. Os grupos estão ligados ao Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCex) e são compostos por alunos e funcionários da Esalq, bem como pela comunidade externa.

Apresentações gratuitas

• 30 de maio (3ª feira) – 20h – Sala de ensaio dos grupos musicais - Coral Luiz de Queiroz Noite
  • 31 de maio (4ª feira) – 13h – Sala de ensaio dos grupos musicais - Coral Luiz de Queiroz
  • 01 de junho (5ª feira) – 13h –  Sede da Adealq - Grupo Vocal Luiz de Queiroz
  • 02 de junho (6ª feira) – 13h –  Sala de ensaio dos grupos musicais - Orquestra Esalq – Tempo de Fanfarra

Os grupos musicais

Coral Luiz de Queiroz

O SVCEx sempre cultivou e valorizou suas manifestações artísticas e tem se destacado na música coral, com o Coral Luiz de Queiroz e os Encontros de Corais Luzes & Vozes. É composto por alunos da graduação, pós-graduação e pessoas da comunidade, os quais reúnem-se para estudar o universo da música coral, ampliando repertório cultural. Apresentam-se, constantemente, nas atividades cívico-culturais da Esalq, da cidade e da região.

Grupo Vocal Luiz de Queiroz

Criado em 2000, é um grupo selecionado por avaliação pública, entre os integrantes do Coral Luiz de Queiroz que se destacam artisticamente, que conhecem o código musical e que sabem solfejar. A dinâmica do Grupo Vocal Luiz de Queiroz é semelhante ao trabalho realizado numa unidade de graduação de música, onde as leituras de partitura são feitas previamente pelos integrantes e o repertório, basicamente de música à capela, sendo assim amplo e o mais abrangente possível.

Projeto Orquestra Esalq

Criado em 9 de março de 2013, está ampliando as atividades musicais, com ênfase em instrumentos de orquestra. São promovidos encontros de música de câmera, estudo de repertório, apresentações e excursões culturais.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 19.05.2023