Exposição aborda a “Agricultura nas Bandeiras”

Arte: Denise Guimarães

Bandeiras não são apenas meros pedaços de pano que tremulam ao vento, mas poderosos símbolos visuais que representam países e identidades nacionais.

A afirmação acima é do professor Tiago José Berg, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Berg coordenará a exposição “Agricultura nas Bandeiras”, que tem inauguração marcada para a próxima segunda-feira, 16/1, no Museu Luiz de Queiroz, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

“A exposição aborda os aspectos econômicos, históricos, sociais e culturais das atividades agrícolas e pastoris presentes no simbolismo das bandeiras de diferentes países do mundo, explorando os seus mais variados contextos e significados”, complementa o docente.

As peças expostas foram feitas através de técnicas de colagem e normas industriais de confecção elaboradas pelos alunos do Ensino Médio dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Capivari, sob orientação do professor Tiago José Berg, que tem atuado em projetos na área de vexilologia (o estudo e significado das bandeiras) e educação. De maneira clara e didática, a mostra promove uma verdadeira viagem pelos estandartes nacionais sob a ótica da agricultura, propiciando um ambiente de enriquecimento acadêmico e cultural para todos os visitantes. A partir da réplica de bandeiras em papel e disposição de fichas-resumo didáticas, a mostra propiciará aos visitantes o significado dos emblemas nacionais, visando contribuir para a formação cultural e a capacitação de docentes e graduandos nas mais diversas áreas do conhecimento. A proposta também estabelece uma conexão entre ensino, pesquisa e extensão ao ressaltar uma das vocações institucionais da Esalq com o público visitante.

Clique aqui e ouça a entrevista com Tiago Berg no podcast Estação Esalq.

Serviço – Exposição "A agricultura nas bandeiras"

Data: de 16 de janeiro a 9 de março de 2023
De segunda a sexta, das 08h às 17h, Visitação gratuita
Local: Museu Luiz de Queiroz, Esalq/USP, Piracicaba, SP

Agendamentos: Para monitorias de grupos e turmas de escolas de ensino básico até médio, ensino superior e demais instituições, é necessário agendamento prévio.

Mais informações: museulq@usp.br | 19 3429-4305
Instagram: @museulq @crecin.esalq

Texto: Caio Albuquerque (10/01/2023)