Estudantes foram premiados no Congresso Brasileiro de Fitopatologia

Alan Cesar Faustinoni Fernandes e Leandro Jun Soki Shibutani (crédito: Gerhard Waller)

De 7 a 10 de agosto de 2023, aconteceu em Brasília (DF), o 53° Congresso Brasileiro de Fitopatologia.

Na ocasião, o estudante de graduação em Engenharia Agronômica, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Alan Cesar Faustinoni Fernandes, foi agraciado com o prêmio de melhor trabalho apresentado oralmente.

Além das disciplinas curriculares, Alan faz Iniciação Científica no Laboratório de Virologia Vegetal, Departamento de Fitopatologia e Nematologia. O estudante tem a supervisão do professor Jorge Rezende e da pesquisadora Camila Geovana Ferro.

No congresso, Alan apresentou o trabalho “Danos causados por pepper yellow mosaic virus (PepYMV) em plantas de pimentão infectadas em dois estádios fenológicos”. O estudo conta com auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Pós – No mesmo evento, o estudante do programa de pós-graduação em Fitopatologia, Leandro Jun Soki Shibutani, ficou em segundo lugar na categoria Mestrado, com o trabalho “Frequência de pulverização foliar de Tiametoxam e transmissão de 'Candidatus Liberibacter asiaticus' em laranjeiras sob constante chegada de psilídeos infectivos”. O estudo tem orientação de Renato Beozzo Bassanezi, professor do PPG Fitopatologia e pesquisador do Fundecitrus. Além de Leandro, são co-autores Isabela Vescove Primiano e Renato Beozzo Bassanezi.

Texto: Caio Albuquerque (17/8/2023)