Esalq/USP e Wageningen University avançam em ações de cooperação

Docentes da Esalq participaram da posse da primeira mulher a ocupar o cargo de reitora da Wageningen University (divulgação)

Uma semana repleta de diálogo sobre pesquisas e parcerias entre a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e a Wageningen University, da Holanda. De 4 a 8 de março, uma delegação da Esalq/USP esteve na Holanda afim de ampliar as iniciativas conjuntas entre as duas instituições.

Representaram a universidade brasileira a diretora da Esalq, professora Thais Vieira, a presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação (CPqI), professora Aline Melo Cesar e o professor do departamento de Ciências Biológicas e vice-presidente da Comissão de Graduação, Alexandre Reis Percequillo.

Docentes da Esalq apresentaram os programas de pós-graduação em Wageningen (divulgação)

“Foi uma semana muito produtiva, pudemos avançar no diálogo sobre as ações que já existem em parceria entre a Esalq/USP e a Wageningen University. Durante os diálogos que mantivemos ficou claro que a universidade de Wageningen está renovando a reavaliando os convênios com parceiros que também são referências nas linhas de pesquisas correlatas e o mais positivo é que a Esalq/USP está entre esses parceiros fortes, com os quais eles manifestaram o interesse de ampliar os acordos de cooperação”, frisou a diretora da Esalq.

A semana contemplou a continuidade do Food Systems Innovation Challenge, iniciativa já concebida em parceria entre Esalq /USP e Wageningen. Trata-se de um desafio aos estudantes das duas instituições para buscarem soluções para os desafios dos sistemas agroalimentares. Outra pauta da semana foi o seminário Wageningen: Achieving impact for sustainable futures, mais uma parceria organizada entre as universidades e oferece treinamento para doutorandos.

“Realizamos ainda visitas a institutos de pesquisa na universidade holandesa e integramos o encontro com dirigentes da A5 Alliance, a aliança entre instituições de excelência mundial em ciências agrárias que conta com a Esalq/USP, China Agriculture University (CAU); Cornell University College of Agriculture and Life Sciences (Cornell); University of California, Davis, College of Agriculture and Environmental Sciences (Davis)”, destacou Thais Vieira.

Dirigentes da A5 Alliance estiveram reunidos na universidade holandesa (divulgação)

No dia 5, por exemplo, os docentes da Esalq tiveram a oportunidade de apresentar os programas de pós-graduação oferecidos no campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba. “A participação da CPqI Esalq em Wageningen foi muito importante e poderá estreitar e criar novas oportunidades de pesquisas interdisciplinares entre as Universidades parceiras do A5 e em especial com WUR”, declarou a professora Aline.

Segundo a presidente da CPqI, uma das atividades da comissão foi apresentar as linhas de pesquisa Esalq/USP, a possibilidade de dupla titulação para estudantes de Doutorado e de financiamentos para pesquisa. “Outra atividade importante foi entender a importância e como criar ou pensar em propostas de treinamentos/cursos multidisciplinares. Atividade esta que faz parte do projeto ITEMS (Interdisciplinary & Transformative Educative Modular System) da WUR, no qual enxergo muitas oportunidades para os nossos docentes e alunos”, complementou a presidente da CPqI da Esalq.

Nova reitora – Para fechar a agenda da semana, a comitiva da Esalq participou da celebração de 106 anos da Wageningen University. Durante as festividades, foi realizada a cerimônia de posse da primeira reitora daquela instituição. Na ocasião, o Carolien Kroeze assumiu o cargo e tornou-se a primeira mulher a ocupar essa função. “Durante toda a semana dialogamos sobre possibilidades de novas parcerias, avaliamos as iniciativas em curso onde as duas instituições já estão envolvidas e, para terminar, tivemos a honra de festejar a posse da primeira mulher a ocupar um cargo importante. A cerimônia contou com reitores de universidades europeias, americanas e da África e pudemos representar o Brasil e a USP em um momento tão significativo na história de uma das instituições tão importante para nós”, finalizou a dirigente da Esalq.

Texto: Caio Albuquerque (8/3/2024)