Esalq recebeu visita de profissionais da BASF

Versão para impressãoEnviar por email
Fernanda Furlan, Thaís Vieira, Ernani Pinto Junior, Juliana de Carvalho | Crédito: Gerhard Waller
Editoria: 

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) recebeu, nesta quinta-feira, 26 de janeiro de 2023, a visita de profissionais das áreas de pesquisa e inovação, nutrição e agro da BASF, empresa da indústria química mundial com portifólio de 8.000 produtos. A equipe também percorreu o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) e o Parque Tecnológico de Piracicaba.

O objetivo da visita foi o de entrar em contato com ecossistemas de inovação, tanto no mundo acadêmico, quanto no mundo de startups e parceiros que possam ajudar a alavancar negócios da empresa.

A diretora da Esalq, Thais Maria Ferreira de Souza Vieira, destacou a importância das ações transversais em educação, pesquisa e inovação cultivados na instituição. “Para a Esalq, é de fundamental importância estreitar laços com essa empresa que tem oferecido importantes contribuições para diversos segmentos. Estamos numa nova gestão com novas iniciativas. Iniciaremos a aproximação junto aos programas de pós-graduação, buscando esse link, esse apoio na operação institucional”.

A gerente sênior responsável por qualidade regulatória e inovação da Divisão Nutrição e Saúde da BASF, Fernanda Furlan, destacou que existem muitos projetos na empresa. “Viemos para cá para visitarmos startups e analisarmos como é fomentado essa parte de inovação, como as startups chegam aqui e o que o polo pode oferecer em novas tecnologias, além de verificarmos como se procede a aceleração dessas ideias, desses novos modelos de negócios”.  

Juliana de Carvalho, coordenadora de Inovação e de Marketing Digital da BASF, falou da importância de aumentar o escopo de atuação da empresa.  “Parte do nosso escopo de trabalho é estar em contato com ecossistemas de inovação que possam ajudar a alavancar o nosso negócio. A Basf é uma empresa centenária e, nos próximos anos, os negócios não serão descritos da mesma forma que os descrevemos nesses últimos anos de vivência. Por isso, buscamos manter contato para avaliar, entender e procurar atender as demandas dos nossos clientes”.

Para o diretor do Cena, Prof. Ernani Pinto Junior, visitas como essa são sempre produtivas no sentido de mostrar projetos de pesquisas. “No Campus Luiz de Queiroz, temos diferentes linhas de pesquisas que interessam muito não só às atividades acadêmicas normais, mas também às empresas de grande porte, como é o caso da BASF. Conversas desse tipo são sempre produtivas para mostrar que nós temos projetos de pesquisas de ponta no mundo agro, em relação à energia, ao ambiente, e estamos prontos para interagir com a população e com empresas”.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 27.01.2023