ESALQ realizará ações do Programa de Combate ao mosquito Aedes em parceria com Sesc Piracicaba

Versão para impressãoEnviar por email
Campus Luiz de Queiroz está envolvido em um programa de combate ao mosquito Aedes aegypti (crédito: Gerhard Waller)

Na próxima semana, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), em parceria com o SESC Piracicaba, realizará ações do Programa de Combate ao Mosquito Aedes aegypti.

Na quinta-feira, 4/8, as 19h, ocorrerá um bate papo com o tema "Mitos e verdades: combate ao mosquito Aedes". A atividade acontecerá na Comedoria do Sesc Piracicaba. A falta de cuidado com o descarte de resíduos, principalmente no ambiente urbano, contribui para infestação do mosquito Aedes, que pode se desenvolver dentro ou ao redor dos domicílios. Sendo o mosquito o principal transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, a compreensão do seu desenvolvimento e daquilo que é realmente eficiente para combatê-lo são fundamentais. Essa atividade contará com mediação de Fabiano Pereira, da TV USP Piracicaba (Divisão de Comunicação da USP/ESALQ); e a participação de Alexandre José Ferreira Diniz, engenheiro agrônomo e pós-doutorando em Entomologia na ESALQ; e Márcio José Sérgio Ermida, coordenador pedagógico do Centro de Controle de Zoonoses de Piracicaba

No sábado, dia 6/8, também na Comedoria do SESC, ocorrerá uma intervenção educativa com o tema "Mosquito Aedes: saiba mais sobre o combate". A ação será das 14h as 16h, com coordenação do biólogo Aloísio Coelho Jr. O objetivo dessa atividade é esclarecer dúvidas sobre os métodos de controle do inseto vetor da dengue, zika e chikungunya na exposição de meios de combate que realmente funcionam, com orientações de como identificar o mosquito e os mitos acerca dele. Atualmente, Aloísio é pós-doutorando em Entomologia na ESALQ e consultor do setor privado. Sua área de especialização é a biologia de inseto, criação massal e controle biológico.

A entrada para as duas ações é gratuita. O SESC Piracicaba está localizado na R. Ipiranga, 155 - Centro, Piracicaba – SP. Outras informações pelo e-mail aedes.esalq@usp.br .

Texto: Caio Albuquerque (27/07/2016)

Palavra chave: 
aedes sesc