ESALQ E UNIVERSIDADE AGRÍCOLA DE SHANDONG ASSINAM MEMORANDO DE ENTENDIMENTO

Versão para impressãoEnviar por email
Jianbo Xu e Thaís Vieira assinam memorando de entendimento | Crédito: Gerhard Waller

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq) recebeu no início desta semana, na manhã de 14 de julho, a visita de uma delegação chinesa, para celebrar oficialmente um memorando de entendimento entre Esalq e Universidade Agrícola Shandong, e estabelecer quais áreas de pesquisa em que poderão realizar projetos em conjunto. 

Na ocasião, dirigentes e pesquisadores do Campus Luiz de Queiroz e da USP, receberam a comitiva chinesa liderada pelo reitor da Universidade Agrícola de Shandong (SDAU), Jianbo Xu. Este esteve acompanhado por Jiwang Zhang, diretor da Faculdade de Agronomia (SDAU); Dapeng Li, diretor da Faculdade de Ciência e Engenharia de Alimentos (SDAU); Guiguo Zhang, vice-diretor da Faculdade de Ciências Animais (SDAU); e Jifa Li, chefe do Escritório de Cooperação e Intercâmbio Internacional.

Inicialmente, houve as apresentações da Esalq e da USP, conduzidas pela diretora da Esalq e vice-presidente do USP China Center, Thaís Vieira, seguida da apresentação de Jianbo Xu, reitor da SDAU. Na sequência, docentes das comissões de pesquisa e inovação, graduação, relações internacionais e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), fizeram suas apresentações. Além disso, demais docentes da instituição apresentaram suas linhas de pesquisa viabilizando interações com a SDAU.

Thaís Vieira, diretora da Esalq, destacou que a SDAU é uma universidade que contempla várias áreas nas Ciências Agrárias. “Estamos realizando essa reunião convidando professores de várias áreas que identificamos como prioritárias. Temos, na graduação e na pós-graduação, estudos e pesquisas voltadas a solos, alimentos, produção animal e também dados de outras unidades da USP. E a partir daqui, vamos definir quais são as áreas de pesquisa em que poderemos realizar projetos juntos.

Sobre o USP China Center, Thaís Vieira declarou que essa visita marca a formalização da parceria entre as instituições. “A SDAU é uma universidade localizada em uma região chinesa voltada à inovação e transferência de tecnologia. Esse memorando deve fortalecer a mobilidade acadêmica de alunos, professores e pesquisadores, tanto na graduação quanto na pós-graduação. O Centro USP/China atuará como articulador dessa cooperação, facilitando o desenvolvimento de projetos conjuntos e a troca de experiências entre as instituições”, finalizou.

O objetivo da visita, para Jianbo XU, reitor da SDAU, é fortalecer uma cooperação prática nas áreas de agricultura, alimentos e pecuária. “Esperamos promover intercâmbios, desenvolvendo programas voltados para jovens e estudantes, e construir uma parceria sólida nas esferas científica e educacional. Também almejamos realizar conferências acadêmicas de alto nível, inovar nos formatos de intercâmbio e expandir continuamente os campos de cooperação. Juntos, escreveremos um novo capítulo na formação educacional e no desenvolvimento agrícola. A verdadeira amizade supera a distância, mesmo distantes, ainda somos vizinhos. Com confiança, respeito e apoio mútuo, acreditamos que podemos contribuir de forma significativa para a construção de uma iniciativa de alta qualidade”, finalizou Xu.

Líderes da USP presentes

  • Aline Silva Mello Cesar, Presidente da Comissão de Pesquisa da Esalq/USP; docente do Departamento de Ciência dos Alimentos;
  • Carla Maris Machado Bittar, Presidente da Comissão de Pós-Graduação da Esalq/USP; docente do Departamento de Zootecnia;
  • Carlos Eduardo Ambrósio, Diretor da FZEA/USP;
  • Clarice Garcia Borges Demetrio, Vice-Presidente da Comissão de Relações Internacionais da Esalq/USP; docente do Departamento de Ciências Exatas;
  • Diogo Fleury Azevedo Costa, docente do Departamento de Zootecnia (Esalq);
  • Ernani Pinto Junior, Diretor do Cena/USP
  • Fernando Dini Andreote, Professor e Chefe do Departamento de Ciência do Solo da Esalq;
  • Jessica Suarez Campoli, Gerente de Projeto do CCARBON USP;
  • Jarlei Fiamoncini, docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas USP;
  • Sheila Tanaka, Especialista em Cooperação Internacional, USP China Center.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 14.07.2025