Esalq comemorou 122 anos

Crédito: Denise Guimarães

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) comemorou nesta sexta-feira, 02 de junho, seus 122 anos. Fundada em 03 de junho de 1901, a trajetória da Esalq  sempre foi pautada no espírito universitário, visando à congregação de recursos materiais e humanos que permitem o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão subordinados ao desenvolvimento científico e tecnológico do nosso País.

A data foi comemorada com um café da manhã, boas músicas, palavras de dirigentes, exposição fotográfica e plantio de árvore, no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz. Dirigentes, servidores docentes e não docentes e colaboradores terceirizados acompanharam a programação que contou com apresentações musicais do Grupo Vocal Luiz de Queiroz e do pianista Kalvin Leonardo de Almeida, aluno do curso de Ciências Biológicas da Esalq.

As palavras de acolhida e boas-vindas aos participantes foram articuladas pela diretora da Esalq, Profa. Thais Maria Ferreira de Souza Vieira, e pelo presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária, Prof. Iran José Oliveira da Silva.

A diretora da Esalq, Profa. Thais Maria Ferreira de Souza Vieira, comentou o fato de ter realizado uma comemoração mais intimista. “Para celebrar os 122 anos da Esalq, convidamos pessoas que trabalham diretamente para fazer a Esalq ser o que é. Essa forma de comemoração, mais intimista, não significa que a história não deva ser celebrada, pelo contrário: nossa história, tão bonita, é nossa inspiração! Em nossas vidas há momentos de reflexão, de revisão do passado, de ajustes de expectativas e planejamento para o futuro. Na história de uma instituição centenária como nossa Escola não é diferente. Daqui três anos comemoraremos os 125 anos da Esalq. Esperamos que seja um momento de abrir a casa aos convidados externos para celebrar mais um marco: um século e ¼, um momento especial!”

Em seu discurso, o presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária, Prof. Iran José Oliveira da Silva, se referiu ao sonho do idealizador da Esalq.  “O sonho de Luiz de Queiroz tornou-se uma realidade, durante os últimos 122 anos vem crescendo, agregando, implantando e revolucionando o setor agrícola nacional, como referência nacional e internacional. Ao longo destes anos, tijolos sob tijolos foram assentados com a colaboração de muitas mãos habilidosas que se somam às nossas no momento presente comemorando a existência deste sonho. Somos os construtores desta história contínua, e o fato de estarmos aqui reflete uma visão do passado, nos impulsiona para o foco num futuro mais social, mais ambiental e mais inclusivo”.

O evento contou, ainda, com mais uma edição da exposição de fotografias “Esalq, do passado ao presente” para ser revisitada no Museu Luiz de Queiroz. Montada pela primeira vez em 2014, traz fotografias antigas digitalizadas do acervo do Museu. As imagens reportam a primeira metade do século 20, revelando prédios em construção, o início da criação do Parque, encontro de autoridades, além de fotos mais atuais de vários ângulos da Esalq.

A comemoração culminou com o plantio de uma muda de Pau Brasil, no gramado ao lado do Museu Luiz de Queiroz, numa homenagem póstuma aos 125 anos de falecimento do idealizador da Esalq, Luiz Vicente de Souza Queiroz (1898-2023), seguida de um café da manhã.

Esalq

Desde 1901, a Esalq já formou mais de 17 mil profissionais e titulou 11 mil mestres e doutores. A instituição ocupa uma área territorial de 3.825,4 hectares, que abrange o Campus Luiz de Queiroz e quatro estações experimentais. Atualmente, sua estrutura conta com 140 laboratórios e 12 departamentos.

Para executar as ações de ensino, pesquisa e extensão, atuam na Esalq 660 servidores entre docentes e técnico-administrativos. Em seus sete cursos de graduação e 18 programas de pós-graduação, estudam 3.000 alunos aproximadamente.

Saiba mais em www.esalq.usp.br .

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 02.06.2023