Esalq celebrou seus 123 anos e os 90 anos da USP com homenagens e concerto musical

Cerimônia de comemoração ocorreu no Salão Nobre da Esalq (crédito: Gerhard Waller)

A noite de 3 de junho de 2024, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), foi de celebração. Com a presença de dirigentes, representações da esfera política e membros da comunidade, a Esalq celebrou seus 123 anos de fundação e também os 90 anos da Universidade de São Paulo (USP).

O público reuniu-se a partir das 18h no Salão Nobre do Edifício Central. A cerimônia teve início com sessão de pronunciamentos, seguida de entrega de Moção de Aplausos e, lançamento de vídeo e de uma publicação institucionais. Com emoção, o evento foi encerrado com a apresentação da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), regida por André Bachur.

Por conta de uma viagem institucional, a diretora da Esalq, professora Thais Vieira, deixou uma mensagem aos presentes, lida pelo cerimonial. “Minha ausência é uma circunstância inevitável, mas não diminui em nada a importância que atribuo a este evento e, principalmente, à comunidade que o tornou possível. Celebrar os 90 anos da Universidade de São Paulo com a presença da OSUSP em uma homenagem ao Maestro Ernest Mahle é um marco que ficará registrado na bela história da Esalq e de Piracicaba. Este evento não é apenas uma celebração de marcos históricos, mas também um testemunho do trabalho diário e do comprometimento de cada membro da comunidade uspiana e da comunidade de Piracicaba para que tenhamos um mundo cada vez mais justo e acolhedor”, disse Thais Vieira.

Anfitrião da noite, o vice-diretor da Esalq, professor Marcos Milan, traçou um panorama histórico de quando a Esalq foi criada e, destacou ainda, a importância das universidades diante dos desafios do mundo atual. “Para enfrentar os desafios atuais e futuros, o ensino de graduação e de pós-graduação necessita garantir a atratividade, a permanência e a formação dos estudantes para responder as expectativas de formação técnica e humanística, em sintonia com as demandas e transformações do mercado de trabalho”.

Representando o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, a vice-reitora da Universidade de São Paulo, Maria Arminda do Nascimento Arruda, falou do significado da USP e da Esalq para a construção de um mundo melhor. “A USP e suas unidades como a Esalq tem um papel primordial na formação de profissionais que solucionem as demandas da sociedade e isso nós temos feito muito bem. Precisamos nos manter atentos aos novos desafios do mundo moderno e oferecer às pessoas tecnologias e conhecimento para oportunizar uma sociedade mais equânime”.

Moção – O mérito da USP e suas contribuições para o ensino superior do País foram reconhecidos pelo poder público local. Durante a cerimônia, a vereadora Silvia Morales entregou a Moção de Aplausos 23/2024. Nela consta que a USP é considerada uma das maiores e mais importantes universidades públicas do Brasil e da América Latina. Leva em conta, ainda, que no município de Piracicaba, temos o Campus Luiz de Queiroz, onde funcionam a Esalq, uma das fundadoras da USP, e o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), que contribuem com relevantes atividades de ensino, pesquisa, ciência, tecnologia, inovação e extensão para que Piracicaba seja reconhecida como referência em ciências agrárias e ambientais.

Divulgação - Uma nova versão do vídeo institucional da Esalq também foi apresentada durante a cerimônia, além da publicação do livro "Do Mérito à Honra”, cujo conteúdo registra prêmios, homenagens e indicações que preservam a história e a excelência da Esalq (acesse o livro gratuitamente). Ambos foram produzidos pela Divisão de Comunicação da instituição.

Música – A cerimônia foi finalizada com a apresentação da Orquestra Sinfônica da USP, que esteve presente para contemplar o público piracicabano com distinto espetáculo em homenagem ao maestro Ernst Mahle, importante compositor e maestro teuto-brasileiro nascido na Alemanha, em 1939. As obras selecionadas foram mescladas pelas culturas que compõem a vida do compositor e, para tanto, o repertório esbanjou a diversidade cultural proveniente do berço germânico de Mahle, ao mesmo tempo em que demarcou suas influências e paixões pela música brasileira. Mahle radicou-se em Piracicaba, onde fundou a Escola de Música de Piracicaba, importante celeiro de músicos e instrumentistas do município e de grandes concertos musicais.

Clique AQUI e confira galeria de imagens.

Texto: Caio Albuquerque e Alicia Nascimento Aguiar (4/6/2024)

Esalq - vídeo institucional 2024