Esalq capacita profissionais da Guarda Civil e Pelotão Ambiental para a prevenção da Febre Maculosa Brasileira

Profissionais da Guarda Civil e Pelotão Ambiental recebem informações sobre a prevenção da Febre Maculosa Brasileira (crédito: Gerhar Waller)

Nesta terça-feira e quarta-feira, dias 19 e 20 de março, cerca de 50 profissionais da Guarda Civil e do Pelotão Ambiental de Piracicaba participam na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) de um treinamento de prevenção da incidência da Febra Maculosa Brasileira.

A atividade está inserida em um projeto aprovado no Programa Aprender na Comunidade, da Pró-reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) e tem coordenação do professor Gilberto José de Moraes, do departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq.

“Essa ação pretende facilitar a atuação na comunidade, por meio de campanhas de esclarecimento sobre a febre maculosa”, declarou Gilberto, que coordena a Comissão Técnica Permanente de Prevenção e Controle da Febre Maculosa do campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba.

A iniciativa ocorre em colaboração com a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). “A proposta é que possamos desenvolver atividades no município semelhantes àquelas que desenvolvemos dentro da Esalq, com objetivo de reduzir e manter o nível baixo da Febre Maculosa”.

Em campo, esse treinamento auxiliará nos cuidados que os profissionais envolvidos devem ter ao circularem por áreas de risco e por ventura sejam picados pelo carrapato. “Além disso, como estamos em contato com pessoas que circulam em áreas como a rua do Porto, podemos orientar a população de Piracicaba e visitantes de outras cidades a tomarem os devidos cuidados”, declarou José Antonio Mendes de Matos, subinspetor da Guarda Civil e encarregado do Pelotão Ambiental.

O treinamento foi aplicado pelo engenheiro agrônomo Carlos Alberto Perez, que adiantou que outros acontecerão para alunos ingressantes da graduação e da pós-graduação da Esalq. "Estão programados dez treinamentos para a graduação e mais sete para a pós-graduação entre abril e maio. Esse período marca o início do aparecimento dos carraptos e da transmissão da febre maculosa na região", concluiu Perez.

Texto: Caio Albuquerque (19/03/2019)