Encontro abordou alternativas para a extensão durante a pandemia

O Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCeX) e o Grupo de Articulação dos Envolvidos com a Extensão no Campus (GAEEC), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) realizaram, em 28 de outubro de 2021, o XII Encontro de Formação Inicial e Continuada em Extensão.

A atividade abordou o tema “Prática Extensionista na Esalq durante a pandemia: desafios e aprendizados”. Na ocasião, representantes de vários grupos de extensão da Esalq realizaram ampla troca de experiências, acerca de como cada um lidou com os trabalhos de extensão em meio ao advento da pandemia.

Ana Beatriz, integrante do Grupo de Articulação dos Envolvidos com a Extensão no Campus (GAEEC), deu início ao encontro apresentando dados obtidos a partir de um levantamento on-line feito com grupos de extensão sobre os impactos causados pela pandemia. Ela destacou dois fatores positivos observados. “Verificamos que as atividades continuaram em boa parte dos grupos, uma vez que 61 grupos responderam à pesquisa apenas 4, ou seja, 6,5%, pararam suas atividades presenciais; além disso, a utilização de métodos on-line foi essencial para a manutenção das atividades durante o isolamento social”.

O impacto no Grupo de Articulação Extensionista Marechal Rondon (GAER) foi abordado pela estudante Eduarda Sanchez, que iniciou sua fala destacando a reformulação da equipe, que durante a pandemia passou de 7 para 4 integrantes. “Foi complicado para o GAER, no entanto, o grupo conseguiu a reestruturação e adaptação, realizando reuniões e processos seletivos de forma on-line”. Sanchez ressaltou que o grupo possui diversos projetos que permitem a interação da universidade com a comunidade piracicabana. “Atualmente temos o Programa Aprender na Comunidade realizado no Bairro Novo Horizonte em Piracicaba e a PUB-Cultura e Extensão desenvolvido na Escola Estadual Pedro de Mello”.

Representante do Grupo Projetando Agricultura Compromissada em Sustentabilidade (PACES), Daniel da Silva fez uma comparação sobre as dificuldades enfrentadas pelo grupo desde o início da pandemia. “Com o início do isolamento social, as atividades foram exercidas 100% de forma remota com reuniões, estudos de caso, revisões bibliográficas e elaboração de experimentos, mas em 2021 conseguimos realizar a retomada gradual dos projetos, seguindo os protocolos necessários, ou seja, distanciamento, uso obrigatório de máscaras, além da testagem rotineira dos integrantes”. Por fim, o integrante ressaltou que com a melhora da pandemia e a vacinação de 100% dos membros, o grupo voltou a exercer suas atividades de forma presencial. “Atualmente o PACES já realiza boa parte das atividades presenciais, buscando conhecer modelos agrícolas sustentáveis e participando da formação de pessoas”.

Maria Clara de Faveri, integrante do Grupo de Práticas em Fruticultura (GPF), ressaltou os três principais desafios enfrentados pelo grupo na pandemia. “O avanço da pandemia causou diversas preocupações no grupo, como a incerteza sobre a volta das atividades presenciais, o manejo da área sem o auxílio dos funcionários do departamento, além da gestão do conhecimento para a realização do processo seletivo”. Visando um cenário pós pandemia Maria Clara destacou duas ações que o grupo considera ser essencial. “Nosso objetivo é continuar as atividades no campo e realizar a estruturação e desenvolvimento do clima organizacional”.

Encerrando o encontro, Samuel Ferreira Maciel, do Grupo de Extensão em Microbiologia de Água e Alimentos (GEMA), ressaltou que o grupo precisou manter algumas atividades presenciais durante a pandemia. “Devido à necessidade de realizar as análises de microbiologia de água em um laboratório, determinamos três ações essenciais; restringimos o número de integrantes nos laboratórios, seguimos os protocolos de segurança conforme orientação da USP e da Esalq, além da aquisição de itens necessários para a higienização constante de cada pessoa da equipe”. Finalizando sua explanação, Samuel ressaltou os maiores aprendizados que os integrantes adquiriram durante a pandemia. “As recorrentes restrições durante o isolamento social possibilitaram uma nova visão para a realização de atividades remotas. Tendo tendo em vista o alcance atingido a partir de atividades on-line, pretendemos produzir a partir de então materiais educativos e palestras nesse formato”.

Informações adicionais sobre a extensão universitária na Esalq podem ser obtidas em https://www.esalq.usp.br/svcex/

Texto: Gabriel Perin Estagiário de Comunicação/Revisão: Caio Albuquerque Mtb 30356| 29/10/2021