Diretora da Esalq está entre as Mulheres de Sucesso da revista Forbes

Thais é a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora da Esalq (crédito: Denise Guimarães)

A diferença de gênero, que ainda coloca as mulheres em posições de desigualdade nas mais diferentes esferas, é um problema que estaremos obrigados a conviver pelos próximos 130 anos. Essa constatação, feita pelo Fórum Econômico Mundial, não impede, no entanto, que o número de mulheres em posições de liderança aumente como nos últimos anos.

Estimular uma mudança cada vez mais rápida nesse cenário não é tarefa das mais fáceis. Mas exaltar a performace das mulheres que já lideram com excelência é algo que a lista das 15 Mulheres de Sucesso, publicada pela revista Forbes Brasil, pode contribuir.

A lista foi divulgada no último final de semana e inclui lideanças no mundo corporativo, cultural e científico. Estão entre essas personalidades as cantoras Alcione e Ivete Sangalo, a presidente da Coca-Cola, Luciana Batista e a diretora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

“Ter sucesso é poder realizar um trabalho que ajude as pessoas e contribua positivamente com o ambiente no qual atuamos”, declarou a professora Thais, única representante da lista que tem atuação no mundo acadêmico.

Estar entre pioneiras é algo que a docente tem acostumado durante sua trajetória na academia, já que ela foi a primeira mulher a assumir o cargo de diretora da Esalq, instituição que completará 123 anos no próximo mês de junho. Thais ocupa o atual cargo desde o início de 2023 e sobre o significado de tornar-se a primeira mulher diretora de uma instituição mais do centenária, ela declarou que “Temos que ir eliminando essas barreiras que existem hierarquicamente na sociedade. Esse é um movimento que vem ganhando força e esperamos que assim continue, num processo com equidade, com mulheres e homens ocupando os mesmos espaços, mantendo as diferenças de cada um”.

Gestão – Entre aspectos da trajetória acadêmica da professora Thais, o perfil da diretora da Esalq na revista Forbes aponta diferenciais da sua gestão, como a criação do primeiro conselho consultivo da instituição. À Forbes, Vieira declarou que “O Conselho da Esalq é de caráter opinativo, mas, com ele, se constroem aprendizados importante”.

Confira a lista completa das Mulheres de Sucesso da revista Forbes em https://forbes.com.br/forbes-mulher/2024/02/lista-forbes-mulheres-de-suc...

Thais Maria Ferreira de Souza Vieira – Diretora da Esalq (gestão 2023-2027). Engenheira Agrônoma pela Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1995) e Doutora em Tecnologia de Alimentos pela Unicamp (2003), com período sanduíche no CIRAD, Montpellier, França. Foi pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos (2003-2005). Professora Titular do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos/Esalq. Foi pesquisadora visitante na University of California, Davis (2018-2019), Presidente da Comissão de Graduação da ESALQ (2019-2023) e Coordenadora do Subcolegiado de Agricultura, Silvicultura, Pesca e Veterinária e membro do Conselho Deliberativo da CTAA - Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação, INEP/MEC (2021-2023). Coordena convênios de cooperação internacional, programa de duplo diploma ESALQ/ONIRIS (França) e o Agrifood 5 Alliance (ESALQ, Wageningen University and Research College of Agriculture and Environmental Sciences - UC Davis, College of Agriculture and Life Sciences - Cornell University, China Agricultural University). Ministra disciplinas de graduação e pós-graduação em desenvolvimento de produtos e processos. Os projetos de pesquisa e desenvolvimento são voltados à otimização de processos para obtenção de ingredientes e novos produtos a partir de co-produtos e resíduos agroindustriais, utilizando tecnologias amigáveis ao meio ambiente e técnicas de otimização de processos e formulações, com aderência ao ODS 12. Fundadora e Coordenadora do grupo ESALQ Food. Vencedora do Prêmio de Excelência em Docência de Graduação da ESALQ (2013) e do Prêmio de Excelência em Docência da USP, no ano de 2013. Segundo lugar no Food Systems Innovation Challenge (Wageningen University Research), em 2020. Egressa do III Curso de Atualização em Métricas de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais, 2022.

Texto: Caio Albuquerque (28/2/2024)