Departamento celebra 110 anos com plantio de árvore

Árvores foi plantada em frente ao Pavilhão de Economia e Sociologia (crédito: Denise Guimarães)

Para celebrar 110 anos de existência, o departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) realizou, na última quarta-feira, 26/4, o plantio de um exemplar de jasmim manga vermelho.

O ato simbólico ocorreu em frente ao Pavilhão de Economia e Sociologia da Esalq e contou com a presença de docentes, funcionários e estudantes.

A história do departamento teve início em 1912, com a criação da então da Cadeira n° 7 – Economia Rural, denominação utilizada até 1970, quando a USP instituiu a reforma departamental. De 1970 a 1977, foi denominado Departamento de Ciências Sociais Aplicadas. Daí até 1998, Departamento de Economia e Sociologia Rural.

Vinculadas ao Departamento, existem hoje inúmeras atividades extracurriculares de pesquisa e extensão, desenvolvidas por centro de estudos avançados, programa de educação continuada e grupos de extensão e / ou pesquisa.

Até 2022, a Esalq formou, com a eficiente contribuição deste departamento, significativo número de profissionais em economia aplicada (mestres e doutores), em sociologia rural (mestres), em ciências econômicas, em gestão ambiental e em ciências agrárias. Em resumo, foram titulados até 2022 480 Mestres e 278 Doutores em Economia Aplicada; 18 Mestres em Administração; 43 Mestres em Sociologia Rural; 579 Bacharéis em Ciências Econômicas; 167 Bacharéis em Administração; 486 Bacharéis em Gestão Ambiental; e 398 Licenciados em Ciências Agrárias. Também merece destaque a contribuição referente à formação de engenheiros agrônomos, engenheiros florestais e economistas domésticos da Esalq que se dedicam profissionalmente às questões e problemas econômicos e sociais da agricultura, da agroindústria e do meio rural.

Saiba mais em www.economia.esalq.usp.br .

Texto: Caio Albuquerque (26/4/2023)