Centro Acadêmico da Esalq lança Cartilha Biologia

Com o propósito de orientar estudantes do curso de Ciências Biológicas, o CACB (Centro Acadêmico de Ciências Biológicas) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) preparou a Cartilha da Biologia. A publicação traz informações sobre os mais diversos aspectos que permeiam a trajetória de um biólogo formado pela Esalq. Para ingressantes e graduandos do curso, o material tem acesso gratuito e on-line e aborda a Universidade, o fluxograma do curso, as atuações que a graduação em bacharelado e licenciatura permitem, os laboratórios, departamentos, estágios e iniciações científicas disponíveis relacionados à biologia.

Vida acadêmica – O leitor da cartilha encontra também explicações e instruções sobre a permanência estudantil, os coletivos presentes no campus Luiz de Queiroz, os grupos de movimento estudantil e as tradições e trotes, bem como canais de apoio ao estudante no caso de desconforto. Ao final, a cartilha traz um compilado das dúvidas mais comuns ao longo do curso, respondidas de maneira simplificada.

O curso – A Esalq oferece 30 vagas anuais no curso de Ciências Biológicas, em período noturno, com duração de 5 anos. Durante o curso o estudante tem acesso às disciplinas básicas na área biológica como botânica, genética, biologia molecular, zoologia de invertebrados e vertebrados e na área das ciências exatas como bioquímica, biofísica, estatística e matemática aplicada, além de específicas e aplicadas em biotecnologia, manejo da vida silvestre e biologia agrícola.

É possível ainda optar por cursar também a Licenciatura (não há vestibular específico). Neste caso, os alunos do curso de bacharelado podem inscrever-se, paralelamente, em disciplinas para obter o grau de licenciado, tais como: Introdução aos Estudos da Educação, Política e Organização da Educação Brasileira, Psicologia da Educação, Didática, Metodologia do Ensino em Ciências Biológicas.

Acesse a Cartilha Biologia em: https://drive.google.com/file/d/1elWiqliWMRCTNmddAG2qprZ7F2pHTG-L/view

Texto: Caio Albuquerque (16/03/2021)