Candidatos da Fuvest já podem solicitar a isenção ou redução da taxa do vestibular

Candidato deve atender a alguns critérios para solicitar isenção ou redução da taxa – Arte sobre foto/Freepik

Quem pretende prestar o próximo vestibular da Fuvest para tentar uma vaga na USP já pode enviar o pedido de isenção ou redução de taxa de inscrição, que é de R$ 191,00. Para se candidatar, é necessário atender a algumas regras definidas pela instituição e fazer o pedido até as 12 horas do dia 14 de julho de 2023, na página disponível neste link.

Podem se candidatar os interessados que atendam a algum dos seguintes critérios:

• ter cursado ou concluído todo o ensino médio em escola do sistema público de ensino do Brasil;
  • ter cursado os dois primeiros anos do ensino médio em escola do sistema público de ensino do Brasil e estar matriculado no 3º ano do ensino médio em escola do sistema público de ensino do Brasil;
  • ter concluído o ensino médio por meio de exames nacionais de certificação, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja);
  • candidatos provenientes de escolas não pertencentes à rede pública de ensino, mas que mantenham educação gratuita;
  • candidatos provenientes de escolas pertencentes aos Sistemas Senai, Sesi ou Senac;
  • candidatos provenientes de escola particular ou privada, quando o candidato tiver obtido bolsa de estudos integral ou superior a 50% do valor da mensalidade.

Além disso, o candidato deve estar contemplado em alguma das quatro faixas de renda estabelecidas (conforme a renda pessoal bruta ou renda bruta per capita familiar):

• renda de até R$ 1.980,00 – dá direito à isenção total da taxa de inscrição se atender às exigências do item 2.2. regulamento;
  • renda de até R$ 1.980,00 – dá direito à redução de 50% da taxa de inscrição, independentemente do atendimento às exigências do item 2.2.;
  • renda situada entre R$ 1.980,01 e R$ 2.640,00 – dá direito à redução de 50% da taxa de inscrição;
  • renda situada entre R$ 2.640,01 e R$ 3.960,00 – dá direito à redução de 50% da taxa de inscrição, desde que atenda às exigências do item 2.2. do regulamento.

Confira o regulamento completo sobre a isenção ou redução da taxa do vestibular e os documentos necessários para a inscrição neste link. Os resultados dos pedidos serão divulgados no dia 3 de agosto e o prazo para interpor recurso ao resultado será entre 7 e 11 de agosto por meio do site da Fuvest.

Vestibular 2024

As inscrições para o concurso vestibular da Fuvest 2024 estarão abertas entre os dias 17 de agosto e 6 de outubro. A primeira fase do exame está programada para 19 de novembro e a segunda fase para os dias 17 e 18 de dezembro de 2023. As provas de habilidade específica acontecem entre 3 e 6 de janeiro de 2024.

Para fazer o pedido de isenção ou redução da taxa de inscrição do vestibular clique aqui.

Saiba mais no site https://www.fuvest.br/vestibular-da-usp.

.

Com informações da Fuvest