Arboreto Luiz de Queiroz foi lançado com plantio no dia da Árvore

Projeto terá seu marco inicial com plantio de árvore de espécie nativa brasileira

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) em parceria com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) lançam nesta quarta-feira, 21/09, Dia da Árvore, o projeto Arboreto Luiz de Queiroz. A iniciativa visa tornar o campus da USP em Piracicaba um jardim botânico de árvores brasileiras, resgatando a proposta original de 1905, do paisagista belga Arsênio Puttemans, promovendo melhorias, atualizações e enriquecimento das árvores mantidas numa área de mais de 200 hectares. Como marco inicial do projeto, será realizado o plantio de uma árvore de espécie nativa brasileira na Alameda Principal do Campus USP Luiz de Queiroz, às 10h30.

Coordenado por professores do Departamento de Ciências Florestais da Esalq/USP, o Arboreto Luiz de Queiroz também prevê a construção de um centro de vivência e visitação, com o intuito de ampliar experiências educativas e de lazer a céu aberto para a comunidade externa à universidade.

“A iniciativa canaliza o sentimento de gratidão que todos temos pelo esforço de manter um parque tão belo como o da Esalq. As árvores desse parque embelezam e são fonte de ar puro, protegem aves, nos dão sombra e regulam os ciclos da água. O projeto permite que a comunidade expresse a sua gratidão, e a retribuição se materializa por meio de campanhas permanentes de doações”, destaca o professor Luiz Carlos Estraviz Rodrigues, um dos idealizadores do projeto.

Segundo Estraviz, na prática, os recursos arrecadados serão alocados para meticulosa avaliação e tratamento sanitário de todas as árvores que hoje integram a coleção do parque; plantio de novas árvores; desenvolvimento de um aplicativo de celular que permitirá aos visitantes identificar as árvores durante caminhadas e passeios pelo parque; e modernização do atual viveiro de mudas florestais da Escola, para criar um centro de vivência e de visitação, e para o cultivo de coleções especiais conectadas por trilhas educativas.

“O Arboreto será um jardim botânico de árvores habilitado para beneficiar e certificar sementes florestais, produzir em um moderno viveiro e casas de vegetação mudas florestais de alta qualidade, gerir trilhas e jardins abertos ao público, e abrigar um novo espaço anexo para expansão do renomado Herbário Luiz de Queiroz”, complementa o professor.

As doações para o projeto podem ser feitas em qualquer valor, direto pelo site: fealq.org.br/arboretoluizdequeiroz. Além de contribuir para a difusão e o progresso da ciência, todos os doadores terão seus nomes eternizados em mural exclusivo. Informações sobre como os recursos arrecadados estão sendo utilizados serão divulgadas por meio do blog da página e nas redes sociais (Instagram e Facebook - Arboreto Luiz de Queiroz).

PARCEIROS

Para o diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto, o Arboreto Luiz de Queiroz trará o merecido reconhecimento da Escola como um Parque Botânico de Árvores Nativas. “Além de uma instituição voltada para ensino, pesquisa e extensão dentro da Universidade de São Paulo, tornará nosso parque e todo seu entorno no Campus como um local que tenha a árvore como seu elemento principal. Tudo gerenciado de forma profissional e científica desde sua implantação há mais de 120 anos. Da raiz, folhas e frutos vivificando Piracicaba e o estado de São Paulo com reconhecimento nacional de suas áreas verdes oferecidas à comunidade.”

O projeto também conta com a parceria institucional da Fealq. “O Arboreto Luiz de Queiroz está alinhado à missão da Fundação, focada na responsabilidade para a construção de um mundo melhor. Por isso, tem todo nosso apoio desde o início”, ressaltou o diretor-presidente da entidade, professor Nelson Massola.

A iniciativa tem, ainda, o apoio da Adealq (Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

Lançamento do projeto Arboreto Luiz de Queiroz
Data: 21 de setembro
Horário: 10h30
Local: Alameda Principal do Campus USP Luiz de Queiroz, ao lado do Departamento de Genética.
(CLIQUE E OUÇA O PODCAST SOBRE O ARBORETO)

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | Mtb 32531 e Paola Garcia Miori | Mtb 49146

22/09/2022