Agroteca Digital foi lançada na Esalq

Versão para impressãoEnviar por email
Evento foi realizado na Biblioteca Central da Esalq (Crédito: Gerhard Waller)

Com a presença da comunidade universitária e representações diversas do setor agrícola, foi lançada ontem, 29/5, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), a Agroteca Digital.

A ferramenta é uma iniciativa da Associação de Olho no Material Escolar, realizada em parceria com a Esalq/USP. Traz conteúdos didáticos online, atualizados, com base científica e em linguagem acessível, com o objetivo de sensibilizar e beneficiar toda a comunidade escolar e gestores da Educação dos níveis Fundamental e Médio.

A diretora da Esalq, professora Thais Vieira, reforçou a importância de levar informações com rigor científico até a comunidade escolar. “Vivemos em uma área de muita informação e também de desinformação. Como escola pública e referência em Ciências Agrárias, parte das nossas obrigações é levar conhecimento para a sociedade. Assim é gratificante podermos colaborar com uma curadoria, observando os temas, verificando se as informações estão corretas, baseadas em evidências, até chegar ao material didático das escolas”.

Esalq Notícias 326/2023 - Lançamento da Agroteca Digital



BNCC – O conteúdo online foi produzido por grandes especialistas em ciências ligadas ao agronegócio e reúne todo o material que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação, exige das escolas. Temas como: produção de alimentos, fibras e bioenergia, atualizados e validados cientificamente estão disponíveis em formato atrativo, como vídeos, jogos, artigos, infográficos, gibis e muito mais.

A presidente da De Olho, Leticia Jacintho, lembrou que o principal propósito da Associação é trazer para os materiais didáticos fontes científicas públicas e atualizadas. “No início do nosso trabalho tivemos uma demanda das escolas afirmando sobre a dificuldade de acessar informação acessível para o setor educacional nos sites da academia e dos institutos de pesquisa”. Com esse foco foi criada a Agroteca, para oferecer conteúdo dinâmico, sobre o agronegócio, para o setor educacional. “Ninguém melhor do que a Esalq/USP para ser nossa parceira e hoje nasce a Agroteca, que traz materiais que serão constantemente atualizados e adequados à BNCC”, complementou Letícia Jacintho.

O trabalho técnico, de seleção de temas, apuração de dados, levantamento de fontes e desenvolvimento do conteúdo está sob responsabilidade do professor Rafael Otto, do departamento de Ciência do Solo. Durante a cerimônia de lançamento, Otto apresentou o projeto junto dos alunos Henrique Eustachio Boarini e Sofhia Passoni, ambos do curso de Engenharia Agronômica da Esalq, colaboradores do projeto.

 “A Agroteca é uma demanda da sociedade, das editoras que produzem material didático e dos professores do Ensino Fundamental e Médio, que precisam de um local de fácil acesso para buscar informações validadas cientificamente sobre o agro brasileiro. Por isso o conteúdo traz uma linguagem simples, de fácil compreensão, é bem ilustrado, ou seja, pode ser diretamente aplicado em sala de aula”, afirmou o docente da Esalq.

A Agroteca já está no ar e traz conteúdos sobre Pecuária, Adubação Verde, Agricultura Digital, Apicultura, Aquicultura, entre outros.

Acesse: https://deolhonomaterialescolar.com.br/agroteca/

Texto: Caio Albuquerque (30/5/2023)